Dicas
Para Casa
A Casa que eu imaginava...
29.03.18
Carolina Baracho

A Casa que eu imaginava...

       Nos anos 80 imaginávamos que nossas casas e nossa vida seria bem parecida com as dos Jetsons. Hoje estamos em 2018 e vemos que muita coisa mudou, a tecnologia avançou de uma forma absurda, mas as coisas estão caminhando de uma forma diferente. O modo como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas, no nosso trabalho e claro com a Nossa Casa esta criando caminhos jamais pensados antes. As pessoas para darem conta dessa grande Revolução estão cada vez mais buscando novos caminhos para viverem uma vida "leve" com tanta informação e possibilidades. 

     Quando falamos de casa pensamos logo na casa material em que vivemos, mas a Nossa Casa começa de fato no nosso interior... Nosso lar nada mais é que a extensão da nossa morada íntima. Estamos vendo cada vez mais pessoas desprendidas, descoladas que almejam mais viajar pelo mundo do que conquistar a tal sonhada "casa própria". Isso nos faz refletir que o "ter" esta deixando de ser prioridade e o "ser" entra em cena como uma tendência forte nesses últimos anos. Os espaços estam cada vez mais integrados e compartilhados. Hoje estamos usufruindo mais das praças e ambientes públicos e isso está se estendendo para a moradia de fato, pois cada vez mais pessoas dividem ambientes para morar e interesses em comum.

     Assim a maneira como construímos tinha um modelo que separava os projetos em áreas social, íntima e de serviços mas agora, com as novas formas de morar, isso tende a acabar.  Com as construções sendo cada vez mais compactas e tendo a possibilidade de termos espaços comum compartilhados, não está muito longe de Condomínios residenciais terem uma Lavanderia compartilhada. Nos outros países vemos muito isso, mas aqui no Brasil não vemos isso ainda... Mas já podemos pensar sobre isso. Com um clima que é muito favorável para secarmos as roupas naturalmente no qual impacta bem menos no nosso ambiente, já podemos imaginar uma área de serviço compartilhada! Já vi Varais gigantes comunitários na Índia através da internet, mas aqui ainda não. Nós da Utilar vamos adorar participar dessa idéia... E você?

 

Comente essa publicação