Dicas
Para você
Dia da mulher: uma comemoração cada vez mais unida
08.03.18
Carolina Baracho

Dia da mulher: uma comemoração cada vez mais unida

Você sabe o que é Sororidade feminina?

Cada vez mais vemos a necessidade de nós mulheres nos unir para ganharmos mais força em nosso universo feminino. Quando nos ajudamos, nos fortalecemos e as possibilidades e oportunidades aumentam.  Já estava mais do que na hora de voltarmos as nossas origens... de um tempo não muito distante...em que as mulheres eram mais parceiras e unidas. Hoje por conta do Dia da Mulher, recebi várias mensagens por whatsapp e teve uma que me chamou a atenção pela sua profundidade e verdade, mas não sei quem é o autor:

"Me levanto 

Sobre o sacrifício 

de um milhão de mulheres que vieram antes 

e penso

o que é que eu faço

para tornar essa montanha mais alta 

para que as mulheres que vierem depois de mim 

possam ver além..."

 

Mas afinal o que é Sororidade?

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.

A sororidade é um dos principais alicerces do feminismo, pois sem a ideia de irmandade entre as mulheres, o movimento não conseguiria ganhar proporções significativas para impor as suas reivindicações.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa irmãs. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer irmão.

Fonte: https://www.significados.com.br/sororidade/

Para ver mais sobre as ações que estam acontecendo á respeito leia essa reportagem sobre a Sororidade em 2017 em diversos projetos:

https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/20/sororidade-em-2017-as-principais-acoes-de-mulheres-para-ajudar-mulheres.htm

Comente essa publicação